12/09/2010

Sintomas da Fibromilagia

Dor musculoesquelética: A dor muscular é uma manifestação muito freqüente na fibromialgia, podendo ser difusa ou acometer preferencialmente algumas regiões, como o pescoço e os ombros e então propagar-se para outras áreas do corpo. O paciente descreve sua sensação de dor das mais diferentes formas: desde um leve incômodo até uma condição incapacitante. Por vezes relata ardência, dor em pontadas, rigidez, câimbras. Essas manifestações variam de acordo com o horário do dia, intensidade dos esforços físicos realizados, condições climáticas, aspectos emocionais e ligados ao padrão do sono. Apesar de a fibromialgia poder apresentar-se de forma extremamente dolorosa e incapacitante, ela não ocasiona comprometimento das articulações e não causa deformidades.

Como no exame físico não são encontrados achados característicos, foram propostos em 1990 critérios que são adotados internacionalmente para o diagnóstico da fibromialgia. Esses critérios baseiam-se na presença de dor generalizada e de pontos padronizados que são pesquisados pelo médico. A presença dos pontos dolorosos é o achado primordial do exame físico. Esses pontos são considerados presentes quando, ao serem pressionados pelo médico, o paciente refere dor.

Apesar de ser bem conhecida do reumatologista, a fibromialgia tem despertado o crescente interesse da classe médica em geral e de outros profissionais da saúde, principlamente da Fisioterapia. Isso é muito bom, porque as manifestações observadas na fibromialgia também podem estar presentes em outras doenças. Portanto se uma pessoa apresentar queixas de dor muscular por um período maior que três meses consecutivos, aconselha-se que ela procure o seu médico para que o diagnóstico correto seja estabelecido.

Sintomas associados:

Manifestações não relacionadas à dor muscular são observadas na fibromialgia, algumas presentes em mais de 50% dos casos. Dessa forma, a fibromialgia pode estar associada à fadiga intensa (síndrome da Fadiga Crônica), à irritação intestinal (síndrome do cólon irritável), à dor de cabeça (cefaléia), a condições que causam o movimento involuntário das pernas durante o sono (síndrome das pernas inquietas) e à presença de irritabilidade na bexiga. Por vezes o paciente relata inchaço das mãos e dedos arroxeados em ambientes frios (fenômeno de Raynaud).

É muito freqüente o paciente relatar dificuldade para dormir, o que resulta em sonolência diurna. Esse quadro é denominado de sono não restaurador, porque o paciente acorda de manhã cedo com a sensação de que dormiu mal e não descansou durante a noite.

Não se pode deixar de mencionar as alterações do humor presentes na fibromialgia e que podem resultar em quadros de ansiedade e / ou depressão. Pessoas com fibromialgia ocasionalmente referem diminuição na capacidade de se concentrar e de executar tarefas comuns. Não há evidências de que esses problemas se tornem mais sérios com o decorrer do tempo.

4 comentários:

  1. HELDER, QUE TRISTE ... TENHO TODOS OS SINTOMAS REFERENTES A FIBROMIALGIA. TO TENDO GRANDES PROBLEMAS NO MEU TRABALHO. O QUE VC ME ACONSELHARIA FAZER ?

    ResponderExcluir
  2. Oi, Glorinha! Desculpe me meter na conversa, mas não tive como não ler e me deu vontade de falar para você lutar, minha amiga. Não se entrega, não; pois é pior. Assim, ela toma conta de vez mesmo. Sei que não é fácil sentir e nem falar, pois também sofro com esse mal. Agora estou melhorando minha mente, mas antes eu sofria demais, além da conta. Eu imaginava várias coisas. A dor é tão desesperadora que parece que se tem tudo quanto é doença. Força, você é guerreira e vai conseguir conviver melhor com ela. P.S.: Não sou médica, apenas uma pessoa que sofre com essa maldita dor.

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente pense: não é nada, é só a tal da fibromialgia. E siga adiante! É assim que eu faço! E funciona! :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu Deus. só agora descobri o que tenho....todos os sintomas eu tenho...

      Excluir